quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O PT É UM ETERNO APAGÃO E A VIZINHA ARGENTINA SABE MUITO BEM DISSO...

Linhas de transmissão de energia elétrica Foto: Dado Galdieri



 
Por Ramina Ordo^nez/Bruno Rosa/Danilo Fariello
 
Um dia após os apagões em diversas áreas de 11 estados e do Distrito Federal, o Brasil recorreu à importação de energia da Argentina para garantir plenamente o consumo do país. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ontem, dia 20, FORAM IMPORTADOS 165 MEGAWATTS (MW) MÉDIOS DO PAÍS VIZINHO. Houve intercâmbio internacional da Argentina para o Brasil a pedido do ONS em tempo real, das 10h23min às 12h e das 13h às 17h02min, entre 500 MW e 1.000 MW, para contribuir no atendimento à ponta do Sistema Interligado Nacional (SIN). Os períodos coincidem com os novos horários de pico de consumo identificados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O motivo da mudança, segundo a reguladora, seria o uso mais intenso de aparelhos de ar-condicionado. A energia veio da Argentina pelas estações de conversão Garabi 1 e 2 existentes no Rio Grande do Sul. Há um acordo operacional energético entre os dois países pelo qual, em caso de emergência, um solicita ao outro o envio de um volume de energia por um período curto. Não se paga por essa energia que, conforme o acerto, é depois devolvida ao outro país. - A IMPORTAÇÃO É UM SINAL DE DESEQUILÍBRIO CONJUNTURAL NA PONTA DE CONSUMO - disse Nivalde de Castro, pesquisador de energia elétrica do Gesel/UFRJ. Segundo o gerente de Regulação da Safira Energia, Fábio Cuberos, esse volume importado da Argentina consegue abastecer uma cidade de 600 mil habitantes por mês. - É muita energia, sim. O Brasil tem interligação com a Argentina. Tradicionalmente, o Brasil exporta energia elétrica para a Argentina porque o país vizinho gera energia, basicamente, a partir de usinas termelétricas. E, por isso, tem energia mais cara em relação à do Brasil, quando os reservatórios estavam cheios. Mas, hoje, essa situação em relação aos preços se inverteu por conta da fraca condição hídrica do Brasil - destacou Cuberos.

2 comentários:

João Rezende disse...

Venho aqui outra vez, desculpe-me mais uma vez porque não consigo ler o Blog do Roberto Almeida, o blogueiro patriota desta cidade quando tanta asneira sai naquele blog, que hoje nos enverganha todos os dias. Ele não suporta a Veja, A TV Globo ou o Globo. Mas é certo que ele os ler e ver todos os dias, deixando um tempinho para os blogs sujos e a Carta Capital, que ele diz só falarem mal do Lula e da Dilma. Hoje, que fala mal da Dilma é o Lula e por isso talvez mereça a estátua que o blogueiro patriota quis erguer para ele. Talvez no Castelo do João Capão. E diz:

“O Governo terá oportunidade de mostrar que também faz alguma coisa positiva daqui a quatro anos, na propaganda eleitoral, que é obrigatória por lei.
A hipocrisia reina na política e na grande mídia.”

E eu pergunto: O que Dilma tinha para mostrar a não ser as mentiras que disse durante a campanha? Será que nossa cidade vive tanto em clima de Festival de Inverno que nem inflação tem? Por não saber responder a isto é que o blogueiro patriota me censura. A hipocrisia reina mesmo é nos blogs sujos e vendidos de nossa cidade.

Altamir Pinheiro disse...

QUERO DEIXAR DE PÚBLICO O MEU ATESTADO DE UM REBELDE GARANHUENSE: SE UM DIA, ALGUM CALHORDA OUSAR COLOCAR A ESTÁTUA DO LULA EM PRAÇA PÚBLICA, CONFESSO, QUE EU NÃO SEREI UM SUSPEITO MAIS O PROTAGONISTA-MOR E O SABOTADOR NÚMERO UM ASSUMIDO PARA METER A MARRETA PRA CIMA E QUEBRAR O PEDESTRAL, MANDANDO PARA A PUTA QUE PARIU!!! ALIÁS, PENSANDO MELHOR, BOTAMOS ELA ABAIXO E LEVAREMOS PARA SER CHUMBADA, EM PRAÇA PÚBLICA, NA TERRA NATAL DO SEBOSO DE CAETÉS...